Blog

Câmara Fria

Câmara fria: como funciona e quais as vantagens?

Cada um sabe o cuidado especial que seu produto necessita durante o armazenamento e transporte. A conservação é um passo fundamental para o sucesso de toda estratégia logística. E a maioria dos produtos pedem por uma temperatura específica, seja para evitar perecimento, seja para manter seu estado. Para isso, não há outra solução senão a câmara fria; um equipamento fundamental para a conservação de muitas cargas.

Mas, para um bom desempenho, é indispensável contar com um serviço profissional desde a projeção até as fases de execução e conclusão. A incorporação de tecnologias atuais na construção das câmaras frias é parte importante desse processo. 

Quer saber mais sobre a câmara fria industrial? Acompanhe o texto e entenda o que é a câmara fria, como funciona e quais são seus benefícios. Confira!

O que é câmara fria? 

A câmara fria é projetada para facilitar o armazenamento de produtos que necessitam de uma temperatura controlada. Seja por meio da refrigeração, com temperatura entre 0°C e 18°C, ou através do congelamento, com temperatura abaixo de 0°.

O controle da temperatura é indispensável para garantir que os processos de armazenagem e transporte sejam eficientes.

Na prática, a câmara fria é um espaço especial para manter todo o tipo de produto que dependa das baixas temperaturas para ter qualidade e preservar suas características. Exemplos disso são alimentos perecíveis, que estragam se não estiverem refrigerados ou congelados, bem como o gelo produzido e fornecido por empresas, que precisam do congelamento para manter sua característica.

Por isso, é possível adaptar um armazém inteiro para que ele se torne um ambiente com temperatura controlada, resfriado ou congelado.

Qual é a tecnologia na construção de câmaras frias

Basicamente, o processo da câmara fria é feito por meio da redução forçada da temperatura do produto com a transferência do seu calor. Isso acontece com a utilização de um fluido que refrigera o local passando por dentro de um circuito.

As edificações são criadas, primeiramente, ao definir as estruturas. Então, as peças são desenvolvidas de forma que se encaixem perfeitamente. Isso garante que a estrutura vai preencher todo tipo de vão livre e suprir as necessidades de qualquer carga.

A padronização é uma parte importante do processo, por isso, as peças e as estruturas metálicas são feitas usando um sistema inteligente. As vantagens desse processo são:

  • reduzir o cronograma;
  • garantir a qualidade dos materiais;
  • otimizar os custos;
  • diminuir a incidência de manutenções futuras.

Essas vantagens também são possíveis devido à aplicação de procedimentos programados, produção repetitiva e constante, alta produtividade e a utilização de peças galvanizadas a fogo e conectadas com parafusos.

Quais os tipos de câmaras frias

As diferenças são entre resfriamento e congelamento, ou seja, a capacidade da temperatura que cada tipo pode atingir.

As câmaras de resfriamento se assemelham à capacidade de uma geladeira, oferecendo temperaturas entre 0° e 18°.

Já as câmaras de congelamento apresentam temperaturas entre -1° e -25°. Ou seja, mantêm os produtos em estado de congelamento. 

No entanto, é importante lembrar que a câmara fria, tanto de resfriamento quanto de congelamento, servem para armazenar produtos já resfriados ou congelados. Ou seja, a câmara é indicada para manter a temperatura. Por isso, os produtos colocados no ambiente precisam estar já em seu estado ideal, seja resfriado ou congelado.

Em casos que é necessário uma mudança de estado do produto, é preciso ter um túnel de congelamento. Esse é um equipamento específico para essa funcionalidade, que exige uma grande demanda de energia elétrica no processo.

Quando é indicada

Como dito logo no início, cada gestor sabe as necessidades dos seus produtos. Mas existem aqueles que demandam, incontestavelmente, a inclusão de câmara fria durante os processos de fabricação, armazenagem e transporte.

Falando isso, o primeiro pensamento recai nos alimentos perecíveis, mas a usabilidade da câmara fria se aplica a outras áreas além do segmento alimentício. Por exemplo:

  • indústria farmacêutica para conservação de vacinas e medicamentos sensíveis ao calor;
  • banco de sangue;
  • conservação de produtos inflamáveis em indústria automobilística e química;
  • necrotérios.

Por que investir em câmara fria e quais seus benefícios

O investimento em câmaras frias otimiza a logística de várias empresas. Com elas, é possível manter o resfriamento ou congelamento de produtos em grande volume e controlar a temperatura de forma precisa. Além disso, uma vez que o projeto é criado sob medida, a câmara fria se adapta à demanda de cada empresa.

Ainda é possível reduzir a necessidade de trabalhos em altura. Isso porque a montagem das estruturas é feita no nível do chão, que são elevadas por guindastes, com suportes frigoríficos acoplados para isolamento e refrigeração.

Esses suportes ganham uma utilização otimizada, uma vez que também funcionam para travamento da cobertura, fixação de fechamentos laterais, entre outros, sempre mantendo o isolamento do local e sua refrigeração.

Na criação do projeto, também é possível aplicar sistemas inteligentes de proteção dos isopainéis, portas e docas. Isso possibilita a maior durabilidade de pontos sujeitos a impactos mecânicos e à alta circulação de equipamentos de movimentação.

A maioria dos benefícios, como você pôde observar, depende do projeto da câmara fria. É importante priorizar uma estrutura sob medida para as necessidades dos produtos e sua logística, além de fazer o melhor uso do espaço disponível.

Tendo isso em vista, a escolha da empresa para a projeção e execução da câmara fria faz toda diferença para garantir os benefícios.

Câmara fria: como ter uma?

Agora que você já entendeu como funciona a câmara fria, quais são as tecnologias incorporadas e seus benefícios, faça agora uma cotação e confira uma solução sob medida para você. Ou entre em contato pelo telefone (11) 4858-3200 e tire suas dúvidas sobre esse serviço. 

A Civil Frio desenvolve projetos específicos — projetando, executando e gerenciando cada etapa. Tudo de acordo com a necessidade de cada cliente, como a criação de edificações integradas e a adaptação de armazém seco para temperatura controlada. Ideal para edificações verticais, processos industriais e sustentação de utilidades, sempre combinando os conceitos de arquitetura, usabilidade e produção. 

Qual é a sua necessidade? Entre em contato e vamos desenvolver uma solução. 

Fale agora mesmo com um
de nossos consultores

Fale com um técnico especialista